Últimas notícias
Fique ligado!

Estrutura

Diretoria

Conheça os integrantes e a composição da Diretoria do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, na gestão 2022-2026

Presidente


Emerson Beloti de Souza

Vice Presidentes


Nício Fortes Garcia

Vice Presidente

Paulo Roberto Lopes

Vice Presidente

Patrícia Matos F. Campos

Vice Presidente Financeira

Marcelo Rodrigues Sepúlveda

Vice Presidente Administrativo

Diretores


Gilson Guimarães Peixoto

Diretor Administrativo

Luiz Fernando Reis

Diretor Administrativo

Alexandre Tassi Brugiolo

Diretor Setorial

Ediana Alves de Oliveira

Diretora Setorial

Silvana Pereira de Souza

Diretora Setorial

Maria Campos Pires

Diretora Setorial

Lucimar Las Casas de Oliveira

Diretora Financeira

Zênio Fernandes Filho

Diretor Financeiro

Paulo Gama

Diretor Setorial

Conselho Fiscal


Bruno Fraga de Matos

Conselho Fiscal

José Ronaldo Teixeira da Silva

Conselho Fiscal

Vitor Sergio Pereira de Souza

Conselho Fiscal

História

A marca dos 70 anos do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) é o crescimento. A entidade, criada em 1953, já passou das décadas exatas de vida. Voltando no tempo, é possível afirmar que o movimento que deu origem ao Sindicomércio esteve pautado no interesse de superação das dificuldades que naquela época afetavam a economia. Assim, em 7 de julho de 1953, com intenção de retomar o desenvolvimento empresarial, assim como integrar o segmento e provocar o aprimoramento dos negócios, foi criada a Associação Profissional do Comércio Varejista de Juiz de Fora.

A primeira diretoria foi constituída no período, quando assumiu como primeiro presidente, o comerciante Cleveland Duarte Braga. Em agosto, durante assembleia, foi definida a transformação da entidade em Sindicato do Comércio Varejista de Juiz de Fora, o que foi oficializado em janeiro de 1954. Desde a sua fundação, a entidade já ocupou diferentes espaços na rua Halfeld e na avenida Rio Branco, até que, em 1980, na gestão de Sylvio Netto Júnior, foi adquirida uma sala no Edifício Bancantil, na rua Halfeld.

Com o desenvolvimento da atividade comercial na cidade e o crescimento do número de empresas sindicalizadas, em 1992, na gestão de Luiz Antônio Caixeiro Stephan, foi aprovada a venda das salas no Edifício Bancantil e a compra de um conjunto de salas no Edifício Dona Liú, na avenida Rio Branco. A sede começou a funcionar no novo endereço em março de 1993, passando a contar com auditório, salas de reunião, de atendimento e departamento administrativo.

Dando continuidade ao trabalho das diretorias que antecederam a atual gestão, do presidente Emerson Beloti, o Sindicomércio, desde 2007, vem colocando em prática a proposta identificada com o lema “fazer com seus associados um comércio forte, moderno e empregador”. Em 2009, o Sindicomércio foi autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a ampliar sua base representativa, assistindo também as empresas do atacado e de serviços. Na época da comemoração dos 60 anos do Sindicomércio-JF, foram inaugurados, no segundo andar do Edifício Dona Liú, nova sala da diretoria e espaços para funcionamento de novos departamentos.

Integrando o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio – SICOMÉRCIO, o Sindicato tornou-se membro atuante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). Procurando estabelecer uma saudável sinergia entre empresários e colaboradores, o Sindicomércio tem se preocupado com a motivação e a capacitação do setor, estabelecendo convênios e parcerias nas áreas de educação, saúde, lazer e serviços, que atendem às categorias patronal e laboral, extensivo aos familiares.

Além disso, o Sindicomércio cumpre com uma programação de pesquisas de mercado nas principais datas do calendário comercial para manter as empresas informadas a respeito dos interesses dos consumidores para as compras. São exemplos de trabalhos realizados pelos departamentos da entidade: recrutamento e a seleção de candidatos para atender e/ou preencher vagas no quadro de colaboradores das empresas associadas, esclarecimentos de dúvidas trabalhistas ou situações de intervenção jurídica, que são tratadas adequadamente e pontualmente de acordo com as demandas, identificação e o acompanhamento das empresas usuárias dos benefícios oferecidos pelo sindicato, bem como atualizações dos cadastros das empresas assistidas. O Sindicomércio-JF, em seus projetos futuros, abraça a ideia de que é necessário a continuidade do fortalecimento ao associativismo. Uma ferramenta capaz de impulsionar o maior sindicato patronal de Juiz de Fora, em número de filiados, e, por conta da realização de novos e inovadores projetos, ser um sindicato diferenciado em seus objetivos e referência na excelência de gestão sindical.